A Meta e a Botmaker, plataforma de desenvolvimento de chatbots, firmaram parceria para atuar junto ao Conecta Trampo, programa de empregabilidade da ONG Gerando Falcões. Com isso, entrou no ar a conta oficial do programa no WhatsApp (Android, iOS), em que um chatbot conecta candidatos a vagas de emprego, tirando dúvidas e guiando-os durante processos seletivos.

Os candidatos cadastrados na plataforma Conecta Trampo podem iniciar uma conversa por meio do número 11 4380-4020. É possível buscar uma vaga de emprego, acompanhar processos seletivos do qual participam, além de acessar vídeos com dicas para navegar na plataforma, que conecta pessoas em busca de trabalho a empresas que ofertam vagas.

O chatbot tira dúvidas, fornece direcionamentos e manda lembretes sobre fases complementares de processos de inscrição em vagas. A inteligência artificial (IA) da Botmaker automatiza todo o fluxo da experiência do usuário, desde o momento em que o candidato manifesta interesse até ajudá-lo no preenchimento de informações. Quando necessário, a conversa é transferida para um agente humano.

A parceria com Meta e Botmaker faz parte da estratégia do programa de empregabilidade da ONG, que pretende agilizar a contratação de mais de 12 mil pessoas até o fim de 2023. O projeto conta com a participação de mais de 200 ONGs e 2 mil empresas parceiras, tendo atingido a marca de 2,4 mil pessoas atendidas desde sua criação, no segundo semestre de 2022.

No futuro, o chatbot deve ser usado para outras ações, como facilitar a comunicação com doadores, voluntários e beneficiários da Gerando Falcões, assim como para dar visibilidade a campanhas de doações e engajamento com líderes comunitários.

Candidatos conversam com chatbot por meio de botões. (Crédito: divulgação)