Dara Khosrowshahi, CEO da Uber

A Uber confirmou a aquisição do serviço de delivery Postmates por US$ 2,65 bilhões nesta segunda-feira, 6. A compra pode equivaler a 84 milhões de ações comuns da startup de delivery, que estava preparando uma oferta pública de ações (IPO) para esta semana.

De acordo com Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, a entrada do serviço de entrega de comida norte-americana na Uber é lucrativa, ajudará a reduzir gastos operacionais e pode gerar até US$ 200 milhões em sinergia nos próximos dois anos. Na apresentação, o executivo nominou como objetivos da união das empresas: combinar a escala global da Uber com a regional da Postmates; melhorar a qualidade dos restaurantes que atuam nas plataformas; e expandir a base de clientes e restaurantes.

Khosrowshahi disse que Postmates busca incrementar o negócio de delivery da Uber, uma vez que o Uber Eats teve crescimento de mais de 100% no segundo trimestre de 2020, comparado ao último ano. Atualmente, a Postmates está em 50 estados norte-americanos e possui mais de 600 mil restaurantes e estabelecimentos. No primeiro trimestre de 2020 a startup de delivery registrou US$ 643 milhões em vendas, US$ 107 milhões de receita e 10 milhões de usuários ativos.

Vale lembrar que a Postmates é o plano B da Uber para crescer em delivery nos Estados Unidos. Em maio, a companhia negociou a compra da GrubHub, mas não teve êxito. Além disso, a empresa gerida por Khosrowshahi comprou recentemente o app de delivery de mercado Cornershop na América Latina.

A conclusão da compra da Postmates pela Uber é esperada para o primeiro trimestre de 2021, após aprovação dos órgãos de regulação dos EUA.