A transmissão do GP de F1 realizado no último fim de semana no autódromo de Interlagos, em São Paulo, pela Band utilizou a funcionalidade de network slicing sobre a rede 5G da Claro. Em solução desenvolvida em parceria com a Embratel e a Ericsson, uma fatia da rede da Claro foi destinada temporariamente à transmissão de imagens captadas por 10 câmeras da Band instaladas em “mochilinks” carregadas pelos cinegrafistas da emissora pelo autódromo de Interlagos. A cobertura interna, feita por repórteres oficiais da F1, também utilizou a tecnologia de network slicing sobre a rede da Claro.

Análise

O fatiamento da rede 5G garante uma qualidade para a transmissão de imagens em alta resolução durante eventos ao vivo. Aos mesmo tempo em que dá mais liberdade de movimento aos cinegrafistas em comparação com soluções cabeadas, oferece uma banda maior de dados do que a transmissão por satélite. Essa é uma aplicação que será cada vez mais utilizada por emissoras de TV.

Vale destacar que testes similares vêm sendo feitos por outras operadoras e emissoras. A Rede Globo experimentou a transmissão com network slicing sobre a rede 5G da TIM durante o Prêmio Multishow e o Rock In Rio no ano passado, por exemplo.