O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), afirmou nesta terça-feira, 14, que “a união dos poderes e das instituições deve estar incutida na mente de todos para o enfrentamento do inimigo verdadeiro: a pobreza, a fome, o desemprego, as crises energéticas e hídrica, e o déficit de inclusão digital”.

Nas entrelinhas, Pacheco – que discursou na abertura do Painel Telebrasil 2021 – mandou um recado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que, em falas recentes, incentivou o confronto entre os poderes. “Outro conceito que quero falar é o respeito. Respeito entre os poderes, as instituições. A falta de respeito não levará o Brasil a lugar nenhum. Outra coisa é a responsabilidade, que inclui a responsabilidade fiscal. Por último, quero chamar a atenção para o conceito de otimismo. Não podemos perder o entusiasmo. O país é jovem, é óbvio que tropeços acontecem, mas não podemos entregar os pontos”, disse Pacheco, sem deixar de criticar o negacionismo, que levou a tantas mortes por Covid-19 no Brasil.

O senador lembrou o relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre as telecomunicações no Brasil, divulgado em outubro de 2020. “Há dois pontos do relatório que merecem ênfase, sem um juízo de mérito: o primeiro é o enfrentamento da questão tributária. Isso afeta os investimentos e reduz o crescimento do setor sobre a economia. O segundo é a recomendação de uma agência regulatória unificada no Brasil”, pontuou.

Pacheco apontou ainda a desigualdade digital escancarada pela pandemia de Covid-19 e para o perigo da falta de acesso à tecnologia. “Sempre digo quando falo em desenvolvimento social e humano que o pressuposto é o desenvolvimento econômico. E este passa pelo setor de telecomunicações”, concluiu.