Da esq. para dir.: Rafael Souza, Ubots; Marcelo Hein, TakeBlip; Flavia Nassif, Dial My App; Fabio Ferreira, Kore.Ai; e Anindita Guha, Gupshup (crédito: Marcelo Kahn/Mobile Time)

A discussão do marco regulatório da inteligência artificial preocupa empresas que desenvolvem plataformas conversacionais e lidam com a tecnologia diariamente. Durante o Super Bots Experience 2022, evento organizado por Mobile Time nesta terça-feira, 16, os executivos de Gupshup, Kore.Ai, Take Blip, Dial My App e Ubots veem com ‘ansiedade’ a discussão do PL 21/2020 que está no Senado Federal.

Na visão de Rafael Souza, CEO da Ubots, ainda é cedo para discutir o tema no País, que deveria se atentar para outras questões, como a perda de talentos do setor. Seu receio com a atual proposta de marco legal de IA é que o Brasil crie barreiras para o setor fazer negócios e pesquisas. “Acredito que depois que contextualizar o tema, aí sim, devemos regular”, diz.

Marcelo Hein, CSO da Take Blip, por sua vez, pondera que nem toda regulação é negativa. Deu como exemplo, os marcos de regulação de privacidade de dados e startups. Porém, no caso de IA, concorda que é preciso haver mais debate.

O diretor de negócios da Kore.Ai para a América Latina, Fabio Ferreira, entende que a regulação é importante, mas teme que leis voltadas à IA causem um impacto negativo no setor. Deu como exemplo, o descompasso entre a rápida inovação e a lentidão das leis brasileiras. O executivo acredita que é preciso criar uma “jornada de discussão” para “o que e como regular” a inteligência artificial.

Olho no globo

Flávia Nassif, CEO da Dial My App, lembra que o tema está em voga na Europa. Mas ressalta que a discussão do marco regulatório precisa ser feita com foco no cidadão; não pode ser feita por “briga política” e nem criar uma “disputa” entre empresas e legisladores, como acontece atualmente entre os parlamentares europeus e grandes empresas de tecnologia.

Por sua vez, Anindita Guha, head de Latam na Gupshup, lembra que não é a primeira vez que o setor passará por regulação, uma vez que foi afetado por regras de privacidade de dados como GDPR e LGPD, além das próprias regras das plataformas de mensagerias e sistemas operacionais móveis. Dito isso, a executiva vê a regulação como inevitável.

‘Eventualmente teremos regulação de AI. Nós não podemos dar um bypass na regulação. Regulações são necessárias e não são algo que se faz sozinho, mas com o mundo todo”, diz.

Super Bots Experience 2022

A 8ª edição do Super Bots Experience 2022, organizada por Mobile Time, acontece nestas terça-feira, 16, e quarta-feira, 17, no WTC, em São Paulo. Amanhã, o evento contará com painelistas representantes de empresas como Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Google (RCS e Google Business Messages), Claro, Oi, TIM e Vivo, além de Magalu, Plusoft, Sitel e smarters.