A Zenvia manterá a toada de integração entre suas tecnologias e produtos com as soluções das empresas obtidas por meio de aquisições logo após a oferta inicial de ações (IPO) em 2021. Segundo Shay Chor, CFO da companhia, o objetivo é ter uma oferta única e integrada no próximo ano: “2024 será um ano ainda para integração de tecnologia e produtos. Só começamos a vender os produtos das empresas empacotados no segundo trimestre de 2023. Ainda temos um caminho de empacotar tudo para o One Zenvia”, explicou o executivo, em conversa com Mobile Time.

“O One Zenvia ainda não tem uma data de lançamento definida, mas é a evolução natural de tudo que fizemos no IPO e depois, com as aquisições de D1, SenseData e MoviDesk. Isso tudo naturalmente vira o One Zenvia”, completa.

Chor relata que os produtos empacotados (‘bundles’, no original em inglês) têm demanda entre seus clientes. Deu como exemplo que as receitas da empresa cresceram 13% na comparação entre o segundo e o terceiro trimestres de 2023, de R$ 192 milhões para R$ 218,5 milhões, um movimento que acontece pela receita de SaaS e CPaaS ser recorrente e empilhada.

“Por exemplo, se a empresa fecha hoje um contrato de serviço, teremos uma receita recorrente por, no mínimo, 12 meses – a receita é pequena quando entra, mas vai empilhando todo mês”, explica Chor.

O executivo lembra ainda que a estratégia de bundles não é novidade, uma vez que as operadoras começaram a fazer isso com as ofertas triple play: “A oferta em bundles faz sentido, pois facilita o relacionamento e a gestão da empresa com a Zenvia como único fornecedor, além da entrega de valor. Veja, o cliente faz uma campanha de automação de marketing com o Attraction e tenho um bot que atende o consumidor com o Conversion”, exemplifica.

M&A e Twillio

O CFO explicou ainda que a o fato de focar na estratégia de integração dos produtos e serviços deve gerar mais cross sell e up sell em 2024. Portanto, a Zenvia seguirá com a tendência de não fazer M&As em 2024.

Contudo, a Twilio confirmou recentemente que mantém conversas com a Zenvia e está com apetite para M&A. Vale lembrar, a Twilio investiu na Zenvia durante seu IPO e tem direito de compra do negócio de SMS se a Zenvia receber uma proposta de outra empresa.

Questionado, Chor disse que não poderia comentar sobre “nada novo no momento”.