O WhatsApp comunicou que está tomando medidas legais imediatas para impedir empresas de enviar mensagens em massa via WhatsApp e informa já ter banido contas associadas a elas. “Estamos levando a denúncia a sério e tomando as medidas legais. Estamos comprometidos a reforçar as políticas do WhatsApp igualmente de forma justa para proteger a experiência do usuário”, diz em comunicado enviado à imprensa.

O posicionamento se deve à denúncia publicada pela Folha de São Paulo de que empresas pagaram pelo disparo de spam no WhatsApp com conteúdo contrário ao Partido dos Trabalhadores. A legislação eleitoral proíbe o financiamento de campanhas políticas por empresas.

Do ponto de vista de negócios, há outro problema: pelos termos de serviço da plataforma, somente players autorizados podem comercializar o disparo de mensagens e, ainda assim, respeitando uma série de regras, como a exigência de opt-in e limitando-se a mensagens de suporte técnico ou de notificação de consumo. Mensagens publicitárias são proibidas.

Todavia, Mobile Time constatou que há diversas empresas vendendo disparo em massa de mensagens pelo WhatsApp e repercutiu o assunto junto a fontes do mercado de mensageria móvel.

O WhatsApp é o mais popular app de mensagens móveis no Brasil, instalado em 97% dos smartphones e aberto todo dia ou quase todo dia por 98% dos seus usuários, de acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.