Sinch

Para a Sinch, WhatsApp e Instagram são e serão os protagonistas no crescimento do marketing conversacional na América Latina. No app de mensageria porque ele está presenta em praticamente todas as primeiras telas nos smartphones da região. E o segundo porque é uma mídia social que cresce com força e chegou recentemente a API de conversação, perfeito para a comunicação das marcas com seu público.

Para exemplificar a força do app de mensageria, Márcia Asano, COO da Sinch, levou para sua participação no terceiro dia do Super Bots Experience 2021, evento promovido por mobile Time nesta quinta-feira, 26, um case de uma empresa de food delivery. Neste caso, o WhatsApp conseguiu um aumento de 37 vezes mais cupons enviados, na comparação com SMS, e houve 2,5 vezes mais de key push messages.

Asano aposta que as marcas – ao menos as grandes marcas globais – devam estar presentes em diferentes canais para estar onde o cliente está. “Por exemplo, os clientes nos Estados Unidos vão direto para o Facebook Messenger. E o Telegram já é usado globalmente por várias marcas. É importante as marcas permitirem que os usuários acessem todos os seus canais, explicou.

A COO lembra que a Sinch possui o conceito de conversational API, capaz de integrar todos os canais mais populares do mundo, como WhatsApp, Instagram, Telegram, RCS, Viber, entre tantos outros. “A empresa não precisa ter um serviço diferente para cada canal. Uma única API faz o transcoding para cada canal”. Ou seja, a ferramenta se adapta de acordo com os recursos que ela apresenta, como botões ou carrossel. “E ela permite a priorização de canal. Por exemplo, se quero mandar uma mensagem para os meus clientes via RCS, como muitas pessoas não têm ele habilitado, é possível fazer o retorno e o transbording para outro canal. É uma estratégia mais inteligente e melhor para os usuários”, explica Asano.

Como a maioria dos clientes da Sinch são multinacionais, essas empresas ganham um único serviço para todos os canais e países onde atuam.