Sérgio Passos, CTO da Blip, apresentou, nesta quarta-feira, 27, algumas novidades com inteligência artificial (IA) para clientes corporativos no evento Blip ID, em São Paulo. As ferramentas passam pela melhoria no atendimento, no fluxo conversacional, nas campanhas e anúncios e em soluções de catálogo de produtos e pagamentos.

Ainda em open beta, os atendentes que respondem às dúvidas dos clientes no WhatsApp terão sugestões de respostas com AI Copilots. E em beta fechado, estão lançando também a capacidade de resumo de uma conversa do cliente com a marca, com o intuito de o atendente ser contextualizado e saber direcionar melhor a dúvida e a necessidade de cada pessoa.

Outra novidade, em beta fechado, é o “lead score sales co-pilot”, que significa que dependendo da prioridade de cada cliente, ele pode conseguir avançar na fila de atendimento. Neste caso, a IA mostrará quais conversas devem ser priorizadas, baseado no quanto os assuntos estão “quentes” ou não para converter numa venda ou uma contratação de um serviço.

Neste caso, não se restringindo ao atendimento e vendedores, mas para todos que usam a plataforma, a Blip apresenta a função “builder assistant” ou construção de fluxo conversacional. Através do prompt, o usuário solicita em um simples parágrafo o que deseja e o copiloto vai projetar o fluxo personalizado.

“Uma vez que a empresa definiu a sua audiência, seja um grupo de pessoas ou uma pessoa, o próximo passo que a gente está trazendo é criar a própria campanha dentro da plataforma”, conta Passos. “E não é simplesmente uma ferramenta de criação de campanha tradicional, usamos o poder da inteligência artificial para gerar variações de anúncio entendendo a conversão deles sempre de forma integrada com as plataformas de campanhas”, completa. Em alfa, é possível comprar e criar anúncios click-to-whatsapp, para simplificar a criação de fluxos e criar audiências inteligentes e personalizadas.

Outra ferramenta apresentada pela Blip é Smart Sales, que seria a solução de catálogo de produtos. “Pode parecer, à primeira vista, algo simples, que é evoluir um pouco a experiência na seleção de um produto e construção de um carrinho de compras”. No entanto, ele aponta que essa ferramenta pode analisar o comportamento dos usuários dentro do catálogo, a partir de qualquer clique em uma categoria específica ou em um produto, como sinal de interesse. Essa informação é direcionada para a inteligência artificial para criar melhores campanhas e anúncios, além de maior engajamento.

Por fim, a última solução apresentada, é o Hub de pagamentos. O objetivo do recurso é fazer o pagamento com um clique, dentro da conversa. Atualmente, já existe uma integração com o PicPay, onde é possível, de forma automatizada, gerar a experiência de pagamento. Está em alfa a possibilidade do pagamento com Pix Open Finance, Cielo, Mercado Pago e Desk Sell, que é uma experiência integrada com o WhatsApp, ainda não nativa, e que está sendo testada por meio do Instituto Mano Down.