O WhatsApp continua sendo, incontestavelmente, o principal canal de chatbots no Brasil. 63% das empresas que desenvolvem robôs de conversação no Brasil dizem que o app de mensageria é onde mais têm chatbots em operação hoje, revela a nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido por Mobile Time. Um ano atrás eram 60%. 

O WhatsApp mantém essa liderança desde 2020. Sua ascensão foi meteórica. Em 2018, apenas 5% dos participantes da pesquisa diziam que o WhatsApp era o líder desse mercado. Naquela época, os principais canais eram Facebook Messenger e sites na web. Seu crescimento aconteceu a partir daquele ano, quando o WhatsApp abriu sua API para o mercado corporativo prover atendimento automatizado com contas verificadas. 

De lá para cá, o Facebook Messenger perdeu muita força, em razão da perda de popularidade da rede social Facebook. Hoje, menos de 2% dos desenvolvedores dizem que o Facebook Messenger é o principal canal para seus bots.

Voice bots

Bots de voz para URAs cognitivas (centrais telefônicas) também perderam espaço este ano. Caiu de 18% para 12% a proporção de desenvolvedores que afirmam que este é seu principal canal. Talvez isso seja reflexo das medidas de combate às ligações automatizadas de telemarketing adotadas pela Anatel, como bloqueio de linhas e o estabelecimento do prefixo 0303 para televendas.

Vale destacar ainda o crescimento do Telegram, agora citado por 4% dos desenvolvedores como principal canal de bots. 

Instagram e Google Business Messenger

Também foi solicitado aos desenvolvedores que indicassem para quais canais já desenvolveram bots – neste caso, podiam marcar mais de um. Nesta pergunta, foi notado em um ano um aumento no percentual de desenvolvedores que já criaram bots para Instagram (subiu de 55% para 60%) e para Google Business Messages (de 22% para 30%).

Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots

Os dados fazem parte da nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, relatório produzido por Mobile Time a partir de informações coletadas junto a 83 empresas que atuam nesse mercado. O relatório integram pode ser baixado gratuitamente aqui.

O estudo traz também dados sobre demanda por IA generativa, preferência por modelos de negócios, share de motores de processamento de linguagem natural, demanda por setor, demanda por aplicação, dentre outros.