A plataforma de benefícios da Globo e do Luciano Huck via WhatsApp, Familião, reuniu 3,5 milhões de usuários ativos em três meses. A informação foi compartilhada pelo apresentador global durante o Meta Conversation, evento organizado pela Meta nesta quinta-feira, 6.

Por meio de vídeo ao vivo, o apresentador enfatizou que o WhatsApp foi escolhido por ser fácil e flexível para o brasileiro médio, mas também que desse valor para o consumidor e gerasse conteúdo para a TV. Enfatizou ainda que esta é uma grande parceria entre Meta e Globo.

“Queríamos que fosse um produto WhatsApp first, pois o brasileiro fala com a TV ou com o WhatsApp”, disse Huck ao afirmar que Globo e WhatsApp são as duas grandes plataformas de comunicação do Brasil. “Ficou claro desde o nascedouro (do Familião) que não queríamos um app pesado, mas uma comunicação rápida e eficiente”, completou o apresentador, ao lembrar que a solução foi feita em uma parceria com a Sinch.

Mensageria como negócio

Guilherme Horn, head do WhatsApp para mercados estratégicos, afirmou que este é um exemplo de como a plataforma de mensageria aumenta as taxas de conversões de negócios e que há diversas oportunidades que podem surgir no app.

Horn ressaltou que não só as grandes, mas as startups brasileiras também dão “show na plataforma”. Deu como exemplo a Magia, uma conta corrente inteligente no WhatsApp; a Mecanizou, que oferece peça de carros e recentemente começou sua expansão na região metropolitana de SP; e a Asmara, da Gerando Falcões, que treina mulheres a criar catálogos, organizar bazares e fazer vendas pelo WhatsApp. Espera-se 15 mil “Maras” nesse projeto até o final de 2024.

Além do Brasil, há exemplos da Índia com a W for Woman, para experimentação de roupas digitalmente. A cliente tira a foto e a plataforma manda uma imagem dela usando as roupas. E, no Afeganistão, a Sola permite que mulheres continuem sua educação via WhatsApp, um chatbot manda lições diárias de forma segura.

Imagem principal: Luciano Huck (no telão), Globo, e Guilherme Horn, WhatsApp (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)