Há vários canais onde robôs de conversação podem ser implementados. Os mais comuns no Brasil, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido por Mobile Time, são o WhatsApp e sites na web. Porém, a lista segue sendo ampliada e algumas das novas opções têm grande potencial de crescimento. É o caso do Instagram, que há poucos meses abriu sua API de mensageria para comunicação automatizada e é uma rede social com forte presença de marcas de consumo. Também serve de exemplo o RCS, tido como a evolução do SMS e que conta com o apoio do Google e das grandes operadoras móveis. Outro novo canal é o Google Business Messages, que promove a conversa com um chatbot a partir de uma busca no Google ou no Google Maps. As possibilidades de uso desses novos canais serão debatidas em um painel do Super Bots Experience, evento online organizado por Mobile Time nos dias 24, 25, 26 e 27 de agosto. 

Estão confirmados no referido painel: Pietro Bujaldon, cofundador do smarters; Miro Lima, head of product partnerships LATAM do Facebook; Tathiana Adam, gerente de desenvolvimento de negócios de produtos de comunicação na América Latina do Google; Thiago Thamiel, sócio-fundador da Robbu; e Yuri Fiaschi, vice-presidente global de vendas da Infobip.

O Super Bots Experience terá também painéis sobre a evolução dos voice bots; chat commerce; o WhatsApp como berço para novos negócios; regulamentação de inteligência artificial; e consolidação do mercado brasileiro de bots. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).