mensageria

Ilustração: Cecília Marins

A Sinch está levando para mercados-chave de WhatsApp ao redor do mundo uma solução de atendimento automatizado por mensageria e de construção de chatbots “no code” desenvolvida pela MessengerPeople, empresa que adquiriu no ano passado. Seu público alvo são pequenas e médias empresas. A solução foi trazida para o Brasil em fevereiro deste ano; para a Índia, em julho; e para o México, em agosto.

“Poucos players atacam o mercado de pequenas e médias empresas. E para construirmos nós mesmos uma solução para esse segmento levaria tempo e perderíamos oportunidades. Quando vimos a MessengerPeople trabalhando em uma única plataforma conectividade, desenvolvimento do chatbot e contact center, de forma simples e eficiente, isso chamou a nossa atenção. E eles já tinham muito conhecimento de mercado e são líderes na Europa. Percebemos logo que a MessengerPeople agregaria bastante à estrutura da Sinch, que até então estava focada mais no segmento enterprise”, relata André Terra, diretor de negócios de SaaS na América Latina da Sinch, em conversa com Mobile Time.

A plataforma da MessengerPeople trabalha com múltiplos canais de mensageria, como WhatsApp, Instagram, Telegram, Messenger, Apple Business Chat, RCS, dentre outros. E permite a criação de chatbots para atendimento automatizado sem a necessidade de conhecimento de programação. Além disso, inclui uma plataforma de contact center dedicada a canais de mensageria, através da qual atendentes humanos cuidam dos contatos que porventura não sejam resolvidos pelos robôs. Uma equipe de onboarding ajuda os clientes a configurarem a plataforma e se conectarem aos canais desejados. 

A solução é vendida como um serviço com cobrança de uma mensalidade cujo valor varia de acordo com o volume de conversas e com a quantidade de atendentes, independentemente dos canais e do número de bots criados.

Demanda

Desde o lançamento em fevereiro, as vendas da solução da MessengerPeople no Brasil vêm crescendo em média 150% ao mês. E a expectativa é seguir acima de 100% ao mês até o fim de 2023, diz Terra.

O segmento de e-commerce tem sido o que mais vem demandando a solução da empresa no Brasil. Também há procura por parte dos setore de educação e de imobiliárias. As aplicações mais comuns são as de atendimento ao cliente, FAQ e captura de leads.

Terra entende que há muito espaço para crescer na oferta de soluções de atendimento automatizado no WhatsApp para pequenas e médias empresas no Brasil. Muitas delas ainda utilizam o WhatsApp pessoal de vendedores ou dos próprios donos para se comunicar com clientes ou já experimentaram o aplicativo WhatsApp Business, que oferece mais recursos, porém tem limitações na comparação com o uso da WhatsApp Business API.

O fato de o WhatsApp estar preparando o lançamento de uma versão premium paga do WhatsApp Business para pequenas e médias empresas não preocupa o executivo. “O mercado é enorme. Tem muito para crescer e vai ter espaço para todo mundo”, comenta.

Mobile Time Live

Terra participará da próxima Mobile Time Live, cujo tema é “Das pequenas às grandes empresas: os desafios do atendimento automatizado por WhatsApp”. A live acontecerá no dia 7 de outubro, entre 15h e 16h30, com oferecimento da MessengerPeople. Além do executivo, estão confirmados Daniel Guths, gerente de cognição da Sicred; Hugo Lumazzini, analista de soluções do Sebrae Nacional; e Márcio Vieira Silva, sócio administrador da Master Aviação. Para assistir a transmissão ao vivo basta se credenciar previamente neste link.