O Mobile Time completa nesta segunda-feira, 27 de setembro, seu aniversário de 10 anos. Ao longo dessa primeira década de vida, se consolidou como uma referência na cobertura sobre tecnologia móvel, acompanhando sua disseminação nos mais variados setores da economia. 

Se em seus primórdios o Mobile Time era lido basicamente por profissionais do setor de telecomunicações, hoje sua audiência é diversa, incluindo executivos de bancos, fintechs, varejistas, seguradoras, indústrias, utilities etc. Junto com a diversificação, veio o aumento do público do site, que quintuplicou nos últimos três anos, e hoje está em torno de 100 mil usuários únicos por mês.

Em dez anos, foram mais de 20 mil matérias, artigos e resenhas de apps publicados em Mobile Time por sua equipe de jornalistas especializados e por colaboradores externos. Nesse período, acompanhamos diversos capítulos importantes na história da tecnologia móvel como:

. A chegada do 4G no Brasil

. O declínio de Nokia e BlackBerry no mercado de handsets e a ascensão da Samsung e dos fabricantes chineses

. As primeiras experiências de pagamento por aproximação (NFC) no Brasil e a chegada das carteiras digitais ao País, como Apple Pay e Samsung Pay

. A transformação do Brasil em um celeiro de fintechs

. A Internet das Coisas se espalhando pelas cidades, dentro das casas e também em nossos corpos, com os wearables

. A abertura do mercado de chatbots

. A construção do Pix

. A venda da Oi

. Os preparativos para o 5G

Publicamos entrevistas com executivos do alto escalão de operadoras e fabricantes de infraestrutura e handsets, mas também demos espaço para startups inovadoras. Acompanhamos os mais importantes congressos internacionais do setor com o envio de jornalistas para cobertura in loco, com destaque para o Mobile World Congress em Barcelona.

Pesquisas

Em parceria desde 2014 com Opinion Box, nos notabilizamos pela publicação periódica de pesquisas sobre o comportamento de uso do smartphone pelo brasileiro, na série Panorama Mobile Time/Opinion Box. Monitoramentos semestralmente hábitos do consumidor nacional no uso de apps, comércio móvel e mensageria móvel, além de relatórios anuais sobre o parque nacional de smartphones; o uso de biometria e senhas digitais; e o uso do smartphone por crianças.

Mais de 50 relatórios foram publicados até agora e disponibilizados para download gratuito do público, somando cerca de 100 mil downloads. 

Capa da edição de junho de 2021 do relatório sobre uso de apps

Eventos

Desde o seu nascimento, Mobile Time organiza diversos eventos corporativos, reunindo especialistas, executivos e acadêmicos para debater as últimas tendências em tecnologia móvel e negócios. Nosso calendário anual é composto de seis eventos atualmente: Super Bots Experience; Tela Viva Móvel; MobiFinance (antigo Mobishop); Fórum de Operadoras Inovadoras (realizado em parceria com a Teletime); Mobi-ID e MobiEditorial.

Com a pandemia, passamos a organizar lives esporádicas e adaptamos nossos eventos presenciais para o mundo digital, para continuar levando ao público discussões relevantes que contribuem para o desenvolvimento saudável da indústria móvel.

IA

Edição virtual do Super Bots Experience 2021

 

Edição presencial do Super Bots Experience em 2019

Prêmio Seleção Mobile Time

Criamos o Prêmio Seleção Mobile Time, antes conhecido como Prêmio Tela Viva Móvel, para homenagear iniciativas inovadoras em mobile no Brasil. Somando com seu predecessor, foram 13 edições até agora, e quase 100 troféus entregues a partir da avaliação de um júri especializado e pelo voto popular.

Troféu do Prêmio Seleção Mobile Time 2021

Cooperação setorial

Mobile Time nasceu em 2011 dentro do grupo editorial Converge Comunicações, como um desdobramento do Teletime. Desde janeiro de 2017, com o fim da Converge Comunicações, passou a ser um site independente, mas operando dentro de um regime de condomínio empresarial do qual fazem parte os sites Teletime, TI Inside e Tela Viva, com os quais divide recursos de administração e vendas, além de manter um acordo de compartilhamento de conteúdo.

Em 2020, durante a pandemia, Mobile Time fundou com Convergência Digital, Teletime, Tele.síntese e TI Inside o grupo 5×5, que produziu uma campanha conjunta de apoio ao jornalismo especializado e realizou um evento virtual, o 5×5 TecSummit.

Em 2021, Mobile Time se associou à Ajor – Associação de Jornalismo Digital, entidade que reúne mais de 50 sites independentes de notícias, incluindo Congresso em Agência Aos Fatos, Foco, Jota, Meio, Metrópoles, Nexo, Radio Novelo, dentre outros.

Futuro

Estes primeiros dez anos de vida são apenas o começo. Estamos ansiosos para escrever muitas outras matérias, produzir pesquisas e realizar eventos que vão contar, para o nosso público, a história da indústria móvel pelas próximas décadas.